Sérgio Lopes (*)
Capítulo 2 - Planejamento empresarial à luz da Palavra de Deus.
O Planejamento é uma atividade
fundamental para o crescimento e o sucesso de toda empresa, pois, através dele são
definidos seus rumos e seus caminhos, aonde se quer chegar, como e quando e
conforme nos ensina a Palavra em PV 3:23,
tendo o Planejamento como guia “... andarás seguro no teu caminho, e não
tropeçará o teu pé.”.
Com o planejamento você poderá
conduzir firme e eficazmente seu negócio para o alvo definido, não desviando
para um lado, nem para outro, seguindo fielmente a recomendação
do apóstolo Paulo: Fp. 3:13-14 "...esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e
avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo...".
Um planejamento bem feito começa
pela definição dos objetivos estratégicos a serem alcançados pela sua empresa
ao final de um determinado período que “são os resultados que se deseja alcançar e manter por um determinado
tempo”.
Na definição dos seus objetivos,
siga o exemplo de Neemias quando disse ao Rei: “..me envies a Judá ... para que eu a
reedifique” (Ne 2:5). Seja específico nos resultados que você
pretende alcançar para a sua empresa, seja específico quanto ao faturamento, ao
lucro, à quantidade e o tipo de cliente, a abertura de filiais, o mercado que
você pretende atingir e outros objetivos e em que prazo você deseja atingi-los.
A melhor maneira de definir os
objetivos estratégicos de sua empresa para um determinado período de tempo é
desdobra-los em curto, médio e longo prazo. O tempo de duração de cada um
depende exclusivamente de sua decisão, das características de seu negócio e da
velocidade e de sua visão de futuro.
Um belo exemplo de exercício de visão de
futuro é a passagem que nos ensina a Palavra em 1Rs 18: 43,44 “e
disse ao seu moço: Sobe e olhe para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse:
Não há nada. Então lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes. À sétima vez
disse,...uma nuvem pequena como a palma da mão do homem...Aparelha o teu carro
e desce, para que a chuva não te detenha”.
Esta passagem nos dá uma boa dimensão da Fé. Elias
orou, confiou e anteviu a chuva, depois de três anos de seca naquele local,
porque confiava nas promessas do Senhor.
Para melhor acompanhar os
resultados auferidos ao longo da execução dos planos de ação, é recomendável
que você desdobre os objetivos estratégicos de sua empresa em metas periódicas
(mensais, trimestrais, semestrais e anuais) de forma a facilitar a apuração dos
resultados parciais, a comparação destes resultados com as metas periódicas
previstas e com os macros objetivos e as tomadas de decisão que se fizerem
necessárias para as correções de rumo, sempre visando o atingimento dos
objetivos estratégicos planejados.
Durante o processo de
planejamento empresarial uma das etapas fundamentais é a que nós chamamos de
diagnóstico e análise do mercado em que a empresa atua para conhecer suas
oportunidades e ameaças, seus concorrentes, seus produtos e serviços, seus
diferenciais de negócios e, principalmente, a potencialidade de clientes nele existentes.
Em Números 13:1 está escrito: Disse o Senhor
a Moisés “Envia homens que espiem a terra de Canaã ...” e, prosseguindo
em Nm 13:18,20, definiu o que eles
deveriam observar nesta jornada “Vede a terra, que tal é, e o povo que nela
habita, se é forte ou fraco, ... que
tais são as cidades em que habita, ... qual é a terra, se fértil ou estéril...”.
Conhecendo
o mercado você terá informações para definir suas estratégias e os planos de
ação por meio dos quais sua empresa atuará buscando atingir os objetivos
originalmente planejados.
Importante
também é conhecer os pontos fortes e fracos de sua empresa, aqueles que estão
dentro dela e com os quais você terá de lidar, tanto os fortes no sentido de
amplia-los e fortalece-los, como os fracos objetivando elimina-los, ou no
mínimo, reduzir de forma significativa sua capacidade de influenciar
negativamente seus negócios.
Superada
a etapa do diagnóstico, compete-lhe dar o próximo passo que é a busca e
definição das estratégias que serão adotadas para que os objetivos desejados
sejam atingidos. Neste momento, é importante considerar que você poderá adotar
uma ou mais estratégias, combinadas e complementares que servirão de base para
a elaboração dos planos de ação, por meio dos quais elas serão
operacionalizadas.
E o que
são estratégias? São os caminhos que
você escolherá para prosseguir para o alvo, ou seja, quais os caminhos que você
irá trilhar para atingir seus objetivos planejados. Vou lhe dar um exemplo bem
simples. Qual foi a estratégia escolhida por Davi para derrotar o gigante
Golias? Conforme nos ensina 1Sm 17, 40 “Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para
si cinco pedras ...”. Exatamente. Este foi o caminho, esta foi a
estratégia.
Por fim,
lembre-se. Ao planejar, faça-o com fé, acredite que seus planos se
concretizarão, pois, está escrito que “Se
projetas
alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos” (Jó
22: 28)
Planejar é uma demonstração de Fé, executar o
planejado é o exercício da Fé.
A partir do próximo artigo passaremos a
conversar sobre a execução, ou melhor, sobre como um Empresário Cristão deve EXERCITAR
SUA FÉ na condução dos seus negócios, no dia-a-dia de suas atividades,
nos seus relacionamentos, nas suas escolhas e nas suas decisões e com isso alcançar
as Vitórias prometidas pelo Senhor.
(*) Sérgio Lopes
Mestre em
Administração, empresário, consultor, docente, palestrante, articulista, cristão.
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