quarta-feira, 16 de maio de 2018

A PALAVRA DE DEUS E AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS DE SUCESSO - CAP 2


                                                                                                                        Sérgio Lopes (*)

Capítulo 2 - Planejamento empresarial à luz da Palavra de Deus.


O Planejamento é uma atividade fundamental para o crescimento e o sucesso de toda empresa, pois, através dele são definidos seus rumos e seus caminhos, aonde se quer chegar, como e quando e conforme nos ensina a Palavra em PV 3:23,  tendo o Planejamento como guia  “... andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé.”.

Com o planejamento você poderá conduzir firme e eficazmente seu negócio para o alvo definido, não desviando para um lado, nem para outro, seguindo fielmente a recomendação do apóstolo Paulo: Fp. 3:13-14 "...esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo...".

Um planejamento bem feito começa pela definição dos objetivos estratégicos a serem alcançados pela sua empresa ao final de um determinado período que “são os resultados que se deseja alcançar e manter por um determinado tempo”.

Na definição dos seus objetivos, siga o exemplo de Neemias quando disse ao Rei: “..me envies a Judá ... para que eu a reedifique” (Ne 2:5). Seja específico nos resultados que você pretende alcançar para a sua empresa, seja específico quanto ao faturamento, ao lucro, à quantidade e o tipo de cliente, a abertura de filiais, o mercado que você pretende atingir e outros objetivos e em que prazo você deseja atingi-los.

A melhor maneira de definir os objetivos estratégicos de sua empresa para um determinado período de tempo é desdobra-los em curto, médio e longo prazo. O tempo de duração de cada um depende exclusivamente de sua decisão, das características de seu negócio e da velocidade e de sua visão de futuro.

Um belo exemplo de exercício de visão de futuro é a passagem que nos ensina a Palavra em 1Rs 18: 43,44 e disse ao seu moço: Sobe e olhe para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes. À sétima vez disse,...uma nuvem pequena como a palma da mão do homem...Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha”.

Esta passagem nos dá uma boa dimensão da Fé. Elias orou, confiou e anteviu a chuva, depois de três anos de seca naquele local, porque confiava nas promessas do Senhor.   

Para melhor acompanhar os resultados auferidos ao longo da execução dos planos de ação, é recomendável que você desdobre os objetivos estratégicos de sua empresa em metas periódicas (mensais, trimestrais, semestrais e anuais) de forma a facilitar a apuração dos resultados parciais, a comparação destes resultados com as metas periódicas previstas e com os macros objetivos e as tomadas de decisão que se fizerem necessárias para as correções de rumo, sempre visando o atingimento dos objetivos estratégicos planejados.

Durante o processo de planejamento empresarial uma das etapas fundamentais é a que nós chamamos de diagnóstico e análise do mercado em que a empresa atua para conhecer suas oportunidades e ameaças, seus concorrentes, seus produtos e serviços, seus diferenciais de negócios e, principalmente, a potencialidade de clientes nele existentes.

Em Números 13:1 está escrito: Disse o Senhor a Moisés “Envia homens que espiem a terra de Canaã ...” e, prosseguindo em Nm 13:18,20,  definiu o que eles deveriam observar nesta jornada “Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco,  ... que tais são as cidades em que habita, ... qual é a terra, se fértil ou estéril...”.

Conhecendo o mercado você terá informações para definir suas estratégias e os planos de ação por meio dos quais sua empresa atuará buscando atingir os objetivos originalmente planejados.

Importante também é conhecer os pontos fortes e fracos de sua empresa, aqueles que estão dentro dela e com os quais você terá de lidar, tanto os fortes no sentido de amplia-los e fortalece-los, como os fracos objetivando elimina-los, ou no mínimo, reduzir de forma significativa sua capacidade de influenciar negativamente seus negócios.

Superada a etapa do diagnóstico, compete-lhe dar o próximo passo que é a busca e definição das estratégias que serão adotadas para que os objetivos desejados sejam atingidos. Neste momento, é importante considerar que você poderá adotar uma ou mais estratégias, combinadas e complementares que servirão de base para a elaboração dos planos de ação, por meio dos quais elas serão operacionalizadas.

E o que são estratégias?  São os caminhos que você escolherá para prosseguir para o alvo, ou seja, quais os caminhos que você irá trilhar para atingir seus objetivos planejados. Vou lhe dar um exemplo bem simples. Qual foi a estratégia escolhida por Davi para derrotar o gigante Golias? Conforme nos ensina 1Sm 17, 40 “Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras ...”. Exatamente. Este foi o caminho, esta foi a estratégia.

Por fim, lembre-se. Ao planejar, faça-o com fé, acredite que seus planos se concretizarão, pois, está escrito que “Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos” (Jó 22: 28)

Planejar é uma demonstração de Fé, executar o planejado é o exercício da Fé.

A partir do próximo artigo passaremos a conversar sobre a execução, ou melhor, sobre como um Empresário Cristão deve EXERCITAR SUA FÉ na condução dos seus negócios, no dia-a-dia de suas atividades, nos seus relacionamentos, nas suas escolhas e nas suas decisões e com isso alcançar as Vitórias prometidas pelo Senhor.

(*) Sérgio Lopes

Mestre em Administração, empresário, consultor, docente, palestrante, articulista, cristão.



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