quinta-feira, 3 de maio de 2018

A PALAVRA DE DEUS E AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS DE SUCESSO - CAP 1



Sérgio Lopes (*)

Capítulo 1 - Definindo Visão, Missão e Valores.

Meu (minha) querido (a) amigo (a) empresário (a) será que já não chegou o momento de você MUDAR a forma de administrar sua empresa aplicando de VERDADE a Palavra de Deus em todos os aspectos de seu negócio e de suas relações com seus clientes, fornecedores, colaboradores, concorrentes, governo, mercado, produtos, serviços, custos, lucro etc.?

Será que não está na hora de você ir além em sua relação com Deus saindo de um  limitado, repetitivo e nem sempre atendido “pedido de ajuda” para introduzir a poderosa e maravilhosa força do Senhor em seu negócio, colocando Deus no centro de todas suas decisões e ações empresariais?

Será que já não chegou o momento de você introduzir os ensinamentos da Palavra de Deus na gestão de sua empresa?

Neste texto e nos próximos vamos nos dedicar a lhe mostrar como você poderá administrar sua empresa à luz da Palavra de Deus.

Vamos começar escrevendo sobre a Visão, Missão e Valores, por meio dos quais o empresário define o seu modelo de atuação e estabelece os referenciais básicos pelos quais irá se guiar para conduzir sua empresa.

Projetar a Visão significa pensar a sua empresa num tempo futuro. Quanto tempo à frente? Depende só de você. Você decide. O importante é que você projete onde você deseja que sua empresa esteja no futuro, em que posição do mercado, produzindo e vendendo quais tipos de produtos ou prestando quais tipos de serviços, atendendo quais tipos de clientes e quanto estará obtendo de faturamento e de lucro.

Enfim, projetar a Visão do Negócio é lançar sua imaginação num tempo futuro e acreditar que esta imagem poderá ser concretizada. É um verdadeiro exercício de Fé cuja melhor e mais profunda definição encontra-se em Hebreus 11: 1 “... a Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.”

Portanto, exercite sua Fé em Deus, projetando a Visão de Futuro de sua empresa.

Mas, não basta projetar, é preciso escrever, deixar à mostra, divulgar para que todos a vejam, conforme nos ensina a Palavra de Deus em Habacuque 2: 2,3 “ ... Escreve a visão, grava-a sobre tábuas para que a possa ler até quem passa correndo. Por que a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado....”

Definir a Missão da empresa é “estabelecer os limites de atuação da empresa e o campo dentro do qual ela pretende crescer e competir. A Missão é a sua razão de ser”. Sob este enfoque acrescentamos que a definição da Missão contribui para que o empresário concentre todos os seus esforços no sentido de realiza-la com competência, rentabilidade e desenvoltura objetivando desenvolver cada vez mais seu negócio, com qualidade e excelência em todos os sentidos.

Para melhor entender o que é Missão, lembremo-nos do que Jesus disse aos seus apóstolos após sua ressurreição conforme escrito em Marcos 16: 15 “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Esta é a Missão que lhes foi confiada e para a qual se dedicaram durante o restante de suas vidas. Qual a Missão de sua empresa? Para que ela foi criada?

Para bem cumprir sua Missão focada em sua Visão de Negócios é preciso que você defina quais os Valores que norteiam suas decisões bem como os comportamentos e as regras a serem seguidas por você e pelos demais colaboradores de sua empresa.

Para definir os Valores que servirão de referência para a sua empresa, nada melhor do que você se espelhar na Palavra que está escrita em Isaías 33: 15 O que anda em justiça, e fala o que é reto; O que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal, ...”. Neste versículo você encontra os verdadeiros valores de um empresário cristão. 

Com a Visão, a Missão e os Valores definidos você terá dado o primeiro passo para definir seus OBJETIVOS e planejar a melhor maneira de atingi-los exercitando sua FÉ e praticando o CONHECIMENTO da Palavra de Deus. Mas, isto é assunto para o próximo texto, quando trataremos do “Planejamento empresarial à luz da Palavra de Deus”.


(*) Sérgio Lopes

Mestre em Administração, empresário, consultor, docente, articulista, pesquisador, cristão.

2017/18






Nenhum comentário:

Postar um comentário