Sérgio Lopes (*)
Capítulo 1 -
Definindo Visão, Missão e Valores.
Meu (minha) querido (a) amigo (a)
empresário (a) será que já não chegou o momento de você MUDAR a forma de
administrar sua empresa aplicando de VERDADE a Palavra de Deus em todos os
aspectos de seu negócio e de suas relações com seus clientes, fornecedores,
colaboradores, concorrentes, governo, mercado, produtos, serviços, custos,
lucro etc.?
Será que não está na hora de você
ir além em sua relação com Deus saindo de um
limitado, repetitivo e nem sempre atendido “pedido de ajuda” para
introduzir a poderosa e maravilhosa força do Senhor em seu negócio, colocando
Deus no centro de todas suas decisões e ações empresariais?
Será que já não chegou o momento
de você introduzir os ensinamentos da Palavra de Deus na gestão de sua empresa?
Neste texto e nos próximos vamos
nos dedicar a lhe mostrar como você poderá administrar sua empresa à luz da
Palavra de Deus.
Vamos começar escrevendo sobre a Visão,
Missão e Valores, por meio dos quais o empresário define o seu modelo
de atuação e estabelece os referenciais básicos pelos quais irá se guiar para
conduzir sua empresa.
Projetar a Visão significa pensar
a sua empresa num tempo futuro. Quanto tempo à frente? Depende só de você. Você
decide. O importante é que você projete onde você deseja que sua empresa esteja
no futuro, em que posição do mercado, produzindo e vendendo quais tipos de
produtos ou prestando quais tipos de serviços, atendendo quais tipos de clientes
e quanto estará obtendo de faturamento e de lucro.
Enfim, projetar a Visão do
Negócio é lançar sua imaginação num tempo futuro e acreditar que esta imagem
poderá ser concretizada. É um verdadeiro exercício de Fé cuja melhor e mais
profunda definição encontra-se em Hebreus 11: 1 “... a Fé é a certeza de coisas que se
esperam, a convicção de fatos que não se veem.”
Portanto, exercite sua Fé em
Deus, projetando a Visão de Futuro de sua empresa.
Mas, não basta projetar, é preciso escrever, deixar à mostra, divulgar
para que todos a vejam, conforme nos ensina a Palavra de Deus em Habacuque 2:
2,3 “
... Escreve a visão, grava-a sobre tábuas para que a possa ler até quem passa
correndo. Por que a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado....”
Definir a Missão da empresa é “estabelecer os limites de atuação da empresa
e o campo dentro do qual ela pretende crescer e competir. A Missão é a sua
razão de ser”. Sob este enfoque acrescentamos que a
definição da Missão contribui para que o empresário concentre todos os seus
esforços no sentido de realiza-la com competência, rentabilidade e desenvoltura
objetivando desenvolver cada vez mais seu negócio, com qualidade e excelência
em todos os sentidos.
Para melhor entender o que é
Missão, lembremo-nos do que Jesus disse aos seus apóstolos após sua
ressurreição conforme escrito em Marcos 16: 15 “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.
Esta é a Missão que lhes foi confiada e para a qual se dedicaram durante o
restante de suas vidas. Qual a Missão de sua empresa? Para que ela foi criada?
Para bem cumprir sua Missão
focada em sua Visão de Negócios é preciso que você defina quais os Valores que norteiam suas decisões bem
como os comportamentos e as regras a serem seguidas por você e pelos demais
colaboradores de sua empresa.
Para definir os Valores que
servirão de referência para a sua empresa, nada melhor do que você se espelhar
na Palavra que está escrita em Isaías 33: 15 “O que anda em justiça, e fala o que é reto; O
que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos recusa aceitar
suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os
olhos, para não ver o mal, ...”. Neste versículo
você encontra os verdadeiros valores de um empresário cristão.
Com a Visão, a Missão e os Valores definidos você terá dado o primeiro passo para definir seus OBJETIVOS e
planejar a melhor maneira de atingi-los exercitando sua FÉ e praticando o
CONHECIMENTO da Palavra de Deus. Mas, isto é assunto para o próximo texto, quando
trataremos do “Planejamento empresarial à luz da Palavra de Deus”.
(*) Sérgio Lopes
Mestre em Administração, empresário,
consultor, docente, articulista, pesquisador, cristão.
2017/18
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