Segundo Chip R. Bell,
autor do livro Mentor e Aprendiz -
Líderes Bem-Sucedidos Ajudam Seus Colaboradores a Crescer e se Adaptar,
Editora M. Books, as organizações estão aprendendo que o crescimento dos
colaboradores é a chave para a retenção dos talentos.
"Um estudo mostra que 38% de todos os profissionais que não passam
por um processo de Mentoring, em menos de um ano buscam uma nova oportunidade
em um novo emprego. Estudos mostram ainda que os profissionais que passam pelo
processo de Mentoring são promovidos mais rapidamente",
comenta Chip R. Bell.
A frase acima nos oferece
o melhor argumento que justifica a prática desta poderosa ferramenta de gestão
de pessoas de fundamental importância para combater a alta e intensa
rotatividade de mão-de-obra, ocasionando perda do conhecimento adquirido, perda
de produtividade, queda na qualidade dos serviços prestados, rupturas nas relações
com os clientes, prejudicando a rentabilidade das empresas em função dos custos
envolvidos com desligamentos e reposição contínua de pessoal.
Os impactos desta
rotatividade são sentidos em todos os departamentos das empresas que perdem
colaboradores, representados por atrasos, erros, reprocessamentos, retrabalhos
e, principalmente, a perda do conhecimento adquirido.
Outra problemática que
justifica um programa de MENTORING nas Organizações é o desnivelamento
apresentado pelos gestores, principalmente os recém-promovidos, entre as
competências técnicas, altamente especializadas e desenvolvidas e as
competências, habilidades e atitudes gerenciais, menos desenvolvidas,
acarretando processos de gestão empresariais equivocados e nem sempre focados
nos resultados a serem atingidos pela empresa.
Isto ocorre devido a que,
muitos gestores são originários de áreas técnicas (o que é tradicional e
normal) sem preparo gerencial e que, por conta disto, não exercem na sua
plenitude as funções gerenciais com eficácia em benefício da empresa.
A adoção do MENTORING pelas Organizações como
instrumento de gestão de pessoas contribui para aumentar sua capacidade de
retenção de novos colaboradores e acelerar de forma eficaz o desempenho de
novos gestores dentro da empresa, promovendo o comprometimento e o engajamento
de seus colaboradores às metas e objetivos da empresa, facilitando o
aprendizado da cultura organizacional e melhorando continuamente a qualidade
dos trabalhos e, consequentemente, o seu lucro na medida em que os mentorados
melhoram seu desempenho e a qualidade de seu trabalho e promovam o
aprimoramento contínuo dos processos, contribuindo, ainda, para minimização dos
riscos de perda de conhecimento acumulado.
Lembramos que a palavra “Mentor"
vem do grego e lembra a lendária figura do fiel escravo, de mesmo nome, a quem
Ulisses entregou a educação do seu filho Telêmaco, ao partir para a Guerra de Troia.
Numa rápida analogia, ressaltamos que geralmente
o MENTOR, nos dias de hoje, é um profissional sênior, líder, com reconhecida
capacidade profissional e que atua como orientador de carreira, professor na
sua especialidade, de conselheiro e até mesmo de protetor de outro profissional
em sua ascensão dentro da Organização, sendo muito comum ser chamado de
"meu mestre", "meu guru", ou mesmo, "meu mentor”.
Em síntese, o MENTORING é
um relacionamento profissional intenso, estruturado, sistematizado, focado,
previamente pactuado entre duas pessoas no qual uma doa e outra recebe.
Por isso sua principal característica
é a de ser um processo de transferência de conhecimento e como o conhecimento é
o principal fator de vantagem competitiva entre as Organizações e como, também,
são as pessoas que moldam a Organização, então... o exercício do
MENTORING contribui firmemente para a competitividade das Organizações.
Por fim, entendemos que o MENTORING é um
excelente instrumento de desenvolvimento de carreiras e capacitação
profissional, por meio do qual se transfere conhecimentos e experiências de
sucesso, se estimula o raciocínio crítico, se oferece padrões de
responsabilidade e comportamento éticos, se molda atitudes e visão
organizacional e contribui poderosamente para o desenvolvimento e retenção de
TALENTOS nas Organizações.
SP/13/02/2018
Sérgio Lopes.
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