Sérgio Lopes (*)
A
preocupação com o desenvolvimento das pessoas remonta as mais antigas
escrituras. Seria inimaginável a construção das pirâmides do Egito se as pessoas
que nelas trabalharam não tivessem no seu início algumas competências e ao
longo das obras não desenvolvessem outras para ao final construírem uma das
sete maravilhas do mundo antigo.
Assim foi
ao longo dos tempos. Toda e qualquer evolução do conhecimento é e será sempre
resultante do desenvolvimento da capacidade do ser humano, de sonhar, pensar,
criar, inovar, aplicar, experimentar, praticar, usufruir, melhorar e será
assim, sucessiva e inexoravelmente, até o final dos dias, transformando o viver
num circulo virtuoso de sonhos e realizações, geralmente para o bem da
humanidade.
No
ambiente organizacional não é diferente. Estamos permanentemente preocupados em
desenvolver cada vez mais as pessoas para que elas apresentem contínuos e
visíveis sinais de melhores competências na execução das tarefas que lhe são
atribuídas a fim de contribuírem para a geração dos melhores resultados para a
Organização.
Desta
maneira, o circulo virtuoso se manifesta no ambiente organizacional, as pessoas
se desenvolvem, melhoram suas competências, seus desempenhos e as Organizações
progridem, obtém melhores resultados, maiores lucros, oferecem novas
oportunidades de desenvolvimento para as pessoas e assim o processo se repete
“ad eternum”.
Muitas
Organizações já descobriram que este círculo virtuoso é uma das mais
importantes chaves para sua prosperidade sustentável e transformaram o
desenvolvimento das pessoas num item de ação permanente de forma a manter seu
quadro constantemente preparado, motivado e dotado de competências que façam
diferença na interminável e desafiadora luta pela conquista de mercados e
clientes.
Mas, há
que se tomar muito cuidado para que o processo de desenvolvimento das pessoas
esteja atrelado, de um lado, à visão de negócios da Organização e aos seus
objetivos e metas estratégicas, e por outro lado, a um mecanismo de sua
valorização, como estímulo ao seu desenvolvimento e, conseqüentemente, à sua
contribuição para o sucesso da Organização.
Neste
sentido nada como o Planejamento Estratégico de Pessoas, alinhado ao
Planejamento Estratégico da Organização, comungando das mesmas visões e
expectativas, avaliando os mesmos cenários e diagnosticando com isenção e total
transparência suas fortalezas e suas fraquezas e a partir daí formulando as estratégicas
a serem adotadas na gestão de pessoas que executarão as ações planejadas para o
atingimento dos resultados desejados.
Na
elaboração do Planejamento Estratégico de Pessoas, a Organização se defronta
com desafios dos mais diferentes tipos, podendo variar de necessidades de
simples ajustes e adequações de habilidades profissionais a novas tecnologias,
ferramentas, produtos e serviços que serão introduzidas em sua linha de
processos internos e no seu cardápio de negócios, até a exigências de desenvolvimento
de sofisticados perfis profissionais para alavancarem expansões internacionais,
fusões, incorporações ou mesmo aquisições de outras Organizações.
Identificados
os desafios, buscam-se as soluções por meio de estratégias integradas,
inovadoras e que tenham como missão maior tornar as pessoas da Organização
realmente preparadas, motivadas e comprometidas com o seu planejamento
estratégico de negócios, sob pena de tornar este mesmo planejamento apenas mais
um exercício intelectual fadado ao fracasso.
Em
definitivo, entendemos que a prosperidade sustentável de uma Organização se dá
por meio do desenvolvimento das pessoas que nela trabalham alinhadas aos seus
objetivos e metas e valorizadas pelo comprometimento oferecido e resultados
obtidos.
(*) Mestre (Metodista) e graduado em Administração (USP), experiência
profissional de 50 anos, ocupou cargos executivos nas áreas de Organização,
Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas, sendo que nos últimos
32 anos tem atuado como Educador em cursos de capacitação
profissional e superiores, de graduação e pós-graduação e como Consultor
Empresarial com foco em Qualidade, Organização e
Planejamento Empresarial, Gestão de Mudanças e Recursos Humanos. Palestrante e Autor de
artigos técnicos sobre gestão de mudanças, empresas e pessoas. Membro do Grupo
de Excelência em Ética e Sustentabilidade do CRA-SP.
Contatos:
(11) 2062.8537 ou (11) 98208.8238
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