Sérgio Lopes (*)
Neste capítulo vamos conversar sobre Marketing, esta importante ferramenta de gestão que serve
para divulgar ao mercado seus produtos e serviços, ou seja, divulgar o que a
sua empresa produz e o serviço que ela presta.
Ser
conhecido no mercado é fundamental para qualquer empresa de qualquer ramo de
negócios; pois, uma empresa desconhecida não é procurada e se não é procurada
não comercializa seus produtos e serviços e então, bem, o final você já
conhece.
Nos
dias de hoje com as facilidades da Internet e da Tecnologia da Informação é
muito fácil divulgar seu negócio para o mercado, a um preço razoável e com
muitas possibilidades de obter um bom retorno. Afinal uma empresa só se
sustenta se tiver clientes e sem marketing como os clientes vão saber que você
existe?
Se
voltar os seus olhos e ouvidos para a Palavra de Deus você poderá aprender
muito sobre o significado do Marketing e como tirar dele o melhor para o seu
negócio.
Primeiramente, entenda que o Marketing tem que ser sua voz no mercado,
“falando” por você e anunciando a todos os produtos e os serviços que estão à
venda em sua empresa.
Primeiro,
comecemos pela mensagem de Cantares 2:14 “ ... que andas pelas fendas, ....mostra-me
o rosto, faze-me ouvir tua voz, ...”. Assim como está escrito, mostre-se
ao mercado e deixe-o ouvir sua voz, por meio das ações de Marketing. Encontramos,
igualmente, em Isaias 40:9 “Tu,..., que anuncias boas-novas..., ergue a
tua voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às...”, uma referência
sobre o valor da voz (e no nosso caso, do Marketing) para a divulgação de uma
mensagem.
Pense
no Marketing como uma luz que você acende para que ilumine os caminhos dos
clientes até sua empresa. Coloque as ações de Marketing no alto, trate-as como
prioritárias; pois, elas é que farão com que você seja conhecido no mercado e
atraia os tão desejados clientes. Imagine o Marketing como um candeeiro que
você acende e coloca no lugar mais alto de sua empresa para ilumina-la
completamente, assim como nos ensina Jesus por meio da Parábola da Candeia
descrita em Lucas 11:33 “Ninguém, depois de acender uma candeia, a
cobre com um vaso ou a põe debaixo de
uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador a fim de que os que
entra vejam a luz.”
São
várias as ações de Marketing que você pode planejar (olha o Planejamento aqui,
também) e colocar em prática (execução) variando apenas de acordo com o tipo de
negócio que você possui e o mercado que você quer atingir. Há também muitos e
diferentes canais de divulgação e propaganda, tais como: jornais, revistas,
folhetos, rádio, televisão, patrocínios e, lógico, a mídia eletrônica,
suportada pela Internet, que hoje se multiplica de várias formas, como por
exemplo, redes sociais, sites, grupos de interesse etc.
Qualquer
que seja o modelo e o meio que você adotar para divulgar seu negócio, não se
esqueça do que nos ensinou Jesus por meio da Parábola do Semeador em Mateus 13:
4, 8
“E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho... outra parte caiu em solo
rochoso... outra caiu entre espinhos ... outra, enfim, caiu em boa terra e deu
fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um...”.
Assim
também é o Marketing, você semeia aos quatro cantos, consciente de que muitas
vezes sua mensagem não prosperará, tal como as sementes que caíram em lugares
inférteis ou inadequados, mas com a Fé inabalável de que, aquelas que
prosperarem, com certeza, lhe proporcionarão bons e rentáveis negócios.
Importante,
também, que você saiba que as ações de Marketing devem ser permanentes,
contínuas, constantes e não esporádicas ou pontuais; pois, está escrito em
Eclesiastes 11.6 “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque
não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas”.
Mas,
não se esqueça, quando suas sementes prosperarem deverão encontrar sua empresa
organizada e pronta para colher os frutos da perseverança, tal como estavam
prontas as virgens prudentes com suas lâmpadas acessas e suas reservas de
azeite quando o noivo chegou, como nos ensina a Palavra em Mateus 25: 1, 4 “No entanto, as prudentes, além
das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas”, ou seja, se prepararam com
prudência e quando o noivo chegou estavam prontas para recebe-los.
Por
fim, veja o Marketing, como uma ferramenta estratégica sem a qual sua empresa
será uma ilustre desconhecida para o mercado e para o mundo. Aproveite o
momento, semeie seu negócio com Fé e prepare-se para uma colheita fértil, à luz
da Palavra de Deus
(*) - Mestre em Administração,
empresário, consultor, docente, palestrante, articulista, cristão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário