domingo, 1 de julho de 2018

A PALAVRA DE DEUS E AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS DE SUCESSO - CAP 4

Capítulo 4 - Marketing: Sua voz no mercado

Sérgio Lopes (*)

Neste capítulo vamos conversar sobre Marketing, esta importante ferramenta de gestão que serve para divulgar ao mercado seus produtos e serviços, ou seja, divulgar o que a sua empresa produz e o serviço que ela presta.

Ser conhecido no mercado é fundamental para qualquer empresa de qualquer ramo de negócios; pois, uma empresa desconhecida não é procurada e se não é procurada não comercializa seus produtos e serviços e então, bem, o final você já conhece.

Nos dias de hoje com as facilidades da Internet e da Tecnologia da Informação é muito fácil divulgar seu negócio para o mercado, a um preço razoável e com muitas possibilidades de obter um bom retorno. Afinal uma empresa só se sustenta se tiver clientes e sem marketing como os clientes vão saber que você existe?

Se voltar os seus olhos e ouvidos para a Palavra de Deus você poderá aprender muito sobre o significado do Marketing e como tirar dele o melhor para o seu negócio.

Primeiramente, entenda que o Marketing tem que ser sua voz no mercado, “falando” por você e anunciando a todos os produtos e os serviços que estão à venda em sua empresa.

Primeiro, comecemos pela mensagem de Cantares 2:14 “ ... que andas pelas fendas, ....mostra-me o rosto, faze-me ouvir tua voz, ...”. Assim como está escrito, mostre-se ao mercado e deixe-o ouvir sua voz, por meio das ações de Marketing. Encontramos, igualmente, em Isaias 40:9 “Tu,..., que anuncias boas-novas..., ergue a tua voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às...”, uma referência sobre o valor da voz (e no nosso caso, do Marketing) para a divulgação de uma mensagem.

Pense no Marketing como uma luz que você acende para que ilumine os caminhos dos clientes até sua empresa. Coloque as ações de Marketing no alto, trate-as como prioritárias; pois, elas é que farão com que você seja conhecido no mercado e atraia os tão desejados clientes. Imagine o Marketing como um candeeiro que você acende e coloca no lugar mais alto de sua empresa para ilumina-la completamente, assim como nos ensina Jesus por meio da Parábola da Candeia descrita em Lucas 11:33 “Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de  uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador a fim de que os que entra vejam a luz.”

São várias as ações de Marketing que você pode planejar (olha o Planejamento aqui, também) e colocar em prática (execução) variando apenas de acordo com o tipo de negócio que você possui e o mercado que você quer atingir. Há também muitos e diferentes canais de divulgação e propaganda, tais como: jornais, revistas, folhetos, rádio, televisão, patrocínios e, lógico, a mídia eletrônica, suportada pela Internet, que hoje se multiplica de várias formas, como por exemplo, redes sociais, sites, grupos de interesse etc.

Qualquer que seja o modelo e o meio que você adotar para divulgar seu negócio, não se esqueça do que nos ensinou Jesus por meio da Parábola do Semeador em Mateus 13: 4, 8 “E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho... outra parte caiu em solo rochoso... outra caiu entre espinhos ... outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um...”.

Assim também é o Marketing, você semeia aos quatro cantos, consciente de que muitas vezes sua mensagem não prosperará, tal como as sementes que caíram em lugares inférteis ou inadequados, mas com a Fé inabalável de que, aquelas que prosperarem, com certeza, lhe proporcionarão bons e rentáveis negócios.

Importante, também, que você saiba que as ações de Marketing devem ser permanentes, contínuas, constantes e não esporádicas ou pontuais; pois, está escrito em Eclesiastes 11.6 “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas”.

Mas, não se esqueça, quando suas sementes prosperarem deverão encontrar sua empresa organizada e pronta para colher os frutos da perseverança, tal como estavam prontas as virgens prudentes com suas lâmpadas acessas e suas reservas de azeite quando o noivo chegou, como nos ensina a Palavra em  Mateus 25: 1, 4 “No entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas”, ou seja, se prepararam com prudência e quando o noivo chegou estavam prontas para recebe-los.

Por fim, veja o Marketing, como uma ferramenta estratégica sem a qual sua empresa será uma ilustre desconhecida para o mercado e para o mundo. Aproveite o momento, semeie seu negócio com Fé e prepare-se para uma colheita fértil, à luz da Palavra de Deus


(*) - Mestre em Administração, empresário, consultor, docente, palestrante, articulista, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário