Capítulo 8 - Seus clientes: sua principal propaganda
Sérgio Lopes (*)
Todos nós conhecemos, de ouvir
falar ou de ler diretamente na fonte, a história de Noé e sua Arca. Se pararmos para pensar e refletir sobre esta
fabulosa passagem bíblica, poderemos fazer uma analogia da relação entre Deus e
Noé, com nossa relação, enquanto empresários, com nossos clientes.
Não que devamos considerar os
nossos clientes como se fossem deuses, longe de mim propor esta heresia. Não é
esta comparação que devemos fazer, mas, sim compararmos apenas e tão somente a
relação entre o cliente (Deus) e o fornecedor (Noé).
Deus determinou, especificou e
definiu as dimensões (fez a encomenda) conforme está escrito em Gênesis 6:14,16: “Faze uma arca de tabuas de Cipreste; nela
farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo
a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a
altura, de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a
porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um
segundo e um terceiro”.
E Noé cumpriu sua parte, conforme
está escrito em Gênesis 6:22
“Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara”. Como bom fornecedor que provou ser: construiu
e entregou a Arca, segundo as especificações, nas dimensões e na qualidade
exigida pelo cliente e foi recompensado por isto. Os desdobramentos desta obediência
todos nós conhecemos.
A história de Noé e sua Arca
deveria nortear permanentemente nosso relacionamento com os nossos clientes e
serem sempre pautados em comportamentos éticos e transparentes. Entregar o que prometer é, no mínimo, uma
obrigação legal de toda empresa, principalmente, de uma empresa de um
empresário cristão.
Observe o que dizia João Batista
em suas andanças pelo deserto, conforme relatado em Marcos 1:7,8: “E pregava, dizendo: Após mim vem aquele
que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de , curvando-me,
desatar-lhe as correias das sandálias. Eu vos tenho batizado com água; ele,
porém, vos batizará com o Espírito Santo”.
João Batista estava, em seu
pronunciamento efetuando uma promessa a todos aqueles que o seguiam, ouviam e
acreditavam em suas palavras. Nesta passagem ele estava no papel de fornecedor
e seus seguidores no de clientes. Sabemos que efetivamente a promessa foi
cumprida, com “a vinda de
Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no Rio Jordão” (Mc
1:9).
Se de fato quiseres que seu
cliente se mantenha fiel e seja seu principal garoto-propaganda não hesite em
se desdobrar para encanta-lo em seu atendimento. Sim, encantar o cliente é a
palavra de ordem do momento, então, faça como nos ensina a Palavra em Mateus
5:41 “Se alguém te obrigar a
andar uma milha, vai com ele duas”. Esta é a verdadeira
essência do encantamento do cliente: superar sua expectativa.
Ao superar a expectativa do
cliente você estará desenvolvendo nele a vontade de se manter fiel à sua empresa
e, com certeza, voltará sempre que necessitar adquirir novamente o produto e/ou
o serviço anteriormente adquirido e, mais ainda, estará criando as bases para
que ele, sempre que possível, divulgue a outros como ele é bem atendido pela
sua empresa e como suas expectativas são sempre superadas.
E, com certeza, acontecerá com
sua empresa o que nos relata Marcos em 1:28: ”Então correu célere a fama ...em
todas as direções .... e acrescenta em 1:45: “Mas, tendo ele saído, entrou a propalar
muitas coisas e a divulgar a notícia ...e de toda parte vinham ter com ele.” a
respeito de Jesus e de seus milagres.
Em
resumo: O cliente encantado se transforma em seu garoto-propaganda.
Mas, quando perderes um cliente,
apesar de todo seu esforço em mantê-lo fiel, lembre-se de que, conforme nos
ensina o Salmo 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.
E o que é “alegria” neste caso? É a chegada de um
novo cliente. Portanto, não lamente o cliente perdido, mas agradeça a Deus pela
chegada do novo.
(*) Mestre e bacharel em Administração, Consultor, Docente PG / MBA, Instrutor, Conteudista, Palestrante, Pesquisador e Cristão.
SP/01/09/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário