sábado, 18 de abril de 2020

SINERGIA: O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DAS FORÇAS


“Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e, por todos repartiu também os dois peixes... Os que comeram dos pães eram cinco mil homens”
(Bíblia de Estudos Almeida, Mc, 6.41: 44). 

Para escrevermos sobre SINERGIA, o milagre da multiplicação das forças, nada melhor que iniciarmos pelo seu significado, que apresentamos a seguir: A sinergia é a interação de múltiplos elementos em um sistema para produzir um efeito diferente ou superior à soma de seus efeitos individuais, o termo sinergia vem da palavra grega synergia, que significa trabalhar em conjunto". (1)


Sob a ótica de gestão empresarial, SINERGIA é o efeito que obtemos quando duas ou mais pessoas se juntam para resolver um problema ou desenvolver uma ideia, somando esforços e pensando coletivamente buscando juntas respostas ao problema ou á situação apresentada. Os resultados obtidos quando trabalhamos em sinergia com outras pessoas são maiores e, geralmente, melhores do que seria alcançado se cada uma dessas pessoas trabalhasse individualmente.

A prática da sinergia cria uma força transformadora dentro da Organização que a torna mais forte e mais competitiva visto que todos os esforços são direcionados para o mesmo ponto, o mesmo objetivo. Quando uma Organização coloca a sinergia a serviço da criatividade e inovação multiplicam-se suas alternativas para responder com rapidez e eficácia as demandas de seus clientes e os desafios do mercado; pois, ela consegue transformar problemas em oportunidades.

Há sinergia quando trabalhamos em conjunto, realizando esforços simultâneos direcionados para uma só direção e, neste caso, destacam-se características de cooperação, colaboração, conjunto, empatia, preocupação com metas coletivas, compartilhamento de conhecimentos e comunicação interpessoal, que são as principais características de uma equipe.

Em outras palavras, existe sinergia quando todos trabalham voltados para o mesmo objetivo e cada membro se sente um “construtor de catedrais”.

Parafraseando Henry Ford que nos legou a frase: “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso”, entendemos que compete aos ocupantes de cargos de liderança nas Organizações promoverem junto aos seus colaboradores a prática do trabalho em conjunto, buscando permanentemente a coesão, a sinergia, conduzindo-os como se formassem uma só equipe, buscando o mesmo resultado.  

A SINERGIA quando colocada a serviço da criatividade e inovação acelera a transformação do pensamento criativo em algo real, seja um bem ou um serviço. Nenhum resultado valioso e sustentado é alcançado por Organizações divididas em silos ou feudos, dirigidos por líderes de visões curtas e equivocadas que se acham acima da própria Visão, Missão e Valores da Organização e conduzem suas áreas de responsabilidade como se fosse um fim em si mesmo. Organizações com esta característica, que mais se parecem com um amontoado de  ilhas do que um continente,  são fadadas a perderem o jogo da competitividade, talentos, clientes e dinheiro e caminham rapidamente para o abismo da falência.

Resultados sustentáveis e duradouros são obtidos quando o propósito de todos é o mesmo, quando cada membro da equipe agrega valor com seu trabalho ao trabalho do seu colega de equipe e assim sucessivamente de sorte que todos comungam do mesmo lema que os valorosos Mosqueteiros eternizaram: Um por todos e todos por um.
A prática da SINERGIA mostra como os membros da Organização reagem frente aos problemas diários: sempre é um problema nosso e nunca um problema só de um ou de outro.

Em 2010, depois de conquistar mais uma Copa dos Campeões, o técnico José Mourinho declarou: “Vencer é importante. Não é a camisa que vence. Não é o salário que vence. É a mentalidade, a disposição para funcionar como equipe”.

Precisamos, urgentemente, de SERES SINÉRGICOS em nossas Organizações, que sejam:

·         Comprometidos com resultados,
·         Engajados com a visão, missão e valores da empresa,
·         Proativos,
·         Gerenciadores de crises,
·         Empáticos,
·         Resilientes,
·         Provedores de soluções.

E que também possuam:
·         Perfil de líder servidor,
·         Capacidade de negociação,
·         Visão sistêmica,
·         Consciência de custos, e
·         Visão de riscos do negócio

Não tenho dúvidas, de que o SER SINÉRGICO é aquele que faz diferença.

A sinergia é mais do que um ato de sobrevivência. É uma demonstração de inteligência.

Para terminar, reproduzimos uma frase de Michael Jordan, um dos maiores ídolos do basquetebol mundial que afirmou: “Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos”.

Se você precisa de uma consultoria para ajuda-lo a FORMAR E GERENCIAR EQUIPES SINÉRGICAS em sua Organização, converse conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário