segunda-feira, 30 de julho de 2018

PARCEIROS, PARCEIROS, NEGÓCIOS QUE SE COMPLEMENTAM.


Sérgio Lopes (*)

Você já deve ter ouvido milhões de vezes a frase “amigos, amigos, negócios a parte”, mas, provavelmente, ainda não tinha ouvido a frase acima, título deste artigo: “Parceiros, parceiros, negócios que se complementam”

Sim, estamos falando de parcerias e, mais especificamente, de parcerias técnicas entre empresas de serviços contábeis e empresas ou profissionais de outros segmentos de negócios, que, quando consistentes e duradouras, não só multiplicam sua capacidade de atendimento e encantamento de seus clientes como transformam sua empresa num “polvo” com múltiplas e contínuas oportunidades de serviços.

E o que vem a ser Parceria Técnica?

Conceitualmente, podemos considerar Parcerias Técnicas como sendo acordos, verbais ou escritos, celebrados entre uma Empresa Contábil e uma empresa de outro segmento de negócios, cujos focos ou áreas de atuação profissional se complementam  de tal sorte que uma atividade é executada como continuidade da outra ou, ainda, em outras situações,  estão diretamente relacionadas como partes integrantes de um processo de trabalho que uma terceira empresa, no caso, o cliente (de ambos).

Vamos exemplificar: São parceiros característicos das empresas de serviços contábeis, escritórios de advocacia, consultorias tributárias, corretores de seguros etc.

A fim de facilitar seu trabalho e sugerir respostas para a pergunta: “com quem posso firmar parcerias?” apresento a seguir uma lista completa, porém, não exaustiva, de áreas de negócios nas quais você poderá desenvolver e celebrar parcerias técnicas:

  • Área tributária,
  • Área jurídica,
  • Medicina e segurança do trabalho,
  • Consultoria de Gestão e organização empresarial,
  • Auditorias e perícias,
  • Sistemas da qualidade,
  • Corretoras de seguros,
  • Marcas e patentes,
  • Recrutamento & seleção,
  • Controle patrimonial,
  • Serviços gráficos,
  • Avaliação patrimonial,
  • Digitalização e guarda de documentos,
  • Tecnologia da informação (softwares & hardwares),
  • Reestruturação financeira de empresas.

Mas, chamo sua atenção para os cuidados a serem tomados na hora de decidir por um parceiro técnico.

Adote, se possível, alguns procedimentos preliminares, tais como: reuniões de aproximação e entendimento, troca de dossiês profissionais, visitas mútuas, levantamento de informações fisco-legais e de informações de mercado.

Nada melhor do que obter referências de clientes, fornecedores ou mesmo de entidades de classe a respeito do perfil do seu futuro (ou não) parceiro técnico.

Confiança e credibilidade são vitais numa parceria técnica, porém, há que ter uma certa dose de prudência para não sofrer dissabores no futuro.

Mesmo assim, sua PARCERIA será uma incógnita que só o tempo dirá se você acertou ou errou !


(*) Mestre (Metodista) e graduado em Administração (USP), experiência profissional de 50 anos, ocupou cargos executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em empresas de diferentes portes e segmentos econômicos, sendo que nos últimos 38 anos tem atuado como Educador em cursos de capacitação profissional e superiores, de graduação e pós-graduação e como Consultor Empresarial com foco em  Qualidade, Organização e Planejamento Empresarial, Gestão de Mudanças e Recursos Humanos. Palestrante e Autor de artigos sobre gestão de mudanças, empresas e pessoas, publicados em jornais, revistas e sites da Internet. Membro do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade do CRA/SP. Participa de ações de voluntariado junto a Instituições de Ensino Superior e Entidades de Classe.

Contatos: (11) 2062.8537 ou (11) 98208.8238

SP, 06/01/2014.
Adm Sérgio Lopes
CRA-SP nº 7.927


Nenhum comentário:

Postar um comentário