domingo, 1 de julho de 2018

A PALAVRA DE DEUS E AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS DE SUCESSO - CAP 5


Capítulo 5 - Lidando com a concorrência


Sérgio Lopes (*)


O apóstolo Paulo escreveu em I Co 16:9 “... porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários.” Mas, não escreveu que por causa dos adversários (que não eram poucos) estava desistindo. Ao contrário, permaneceu na fé e ainda recomendou a seus irmãos “... permanecei firmes na fé,... fortalecei-vos...” (I Co 16:13).

Meu querido irmão empresário, quantas vezes você não pediu a Deus que lhe abrisse uma porta para que você tivesse oportunidade de apresentar seu produto ou serviço a um potencial e promissor cliente? Quantas vezes você se deparou com um concorrente conquistando um cliente que você também poderia conquistar? Quantas vezes você não se aborreceu por ver seus concorrentes obtendo lucros fabulosos que você também poderia ter obtido e não obteve?

Quem são, afinal, seus concorrentes? Onde eles se encontram? O que eles têm de melhor a oferecer aos clientes em relação ao que sua empresa oferece? Por que eles prosperam e você não?

Quando você se depara com a concorrência, qual é sua atitude: desistir ou permanecer firme na Fé? Você já parou para pensar nisso?

Às vezes nossos mais ferrenhos e astutos concorrentes estão dentro de nós mesmos. São os nossos pensamentos de medo, frustração, insegurança, pessimismo, hesitação, que nos impedem de sermos vitoriosos, de conquistarmos as promessas de Deus, de usufruirmos das Suas bênçãos e nos alegrarmos pelos resultados alcançados.

Não foi por causa do medo da concorrência que o povo hebreu perdeu a oportunidade de entrar na terra de Canaã? O que os espias de Moisés disseram ao voltarem da missão que lhes foi dada (Nm 13: 18) de ir conhecer o “povo que ali habitava”? Segundo Nm 13: 27,28 “Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra ...O povo, porém, que habita na terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas...”  e mais ainda “...Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós” (Nm 13: 31).

Observe que os espias concluíram que aquela terra não era para eles baseados apenas no que “viram”, não exploraram a região, não analisaram as peculiaridades do povo “visto” e não avaliaram as características deste povo em relação ao que o povo de Israel tinha de superior que era a Palavra de Deus (Nm 13,1) “Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel..”.

A Palavra de Deus, era o diferencial, era o que tornava o povo de Israel melhor do que o povo observado e era um “handicap” para a vitória; mas, o medo bloqueou esta avaliação, paralisou o povo ao ponto deles se revoltarem contra o Senhor e desejarem voltar para o Egito. Perderam uma grande oportunidade de vitória. E você, quantas oportunidades você já perdeu por causa do medo da concorrência?

Não tenha medo do que você vê, pode ser que seja apenas aparência, sem qualquer poder de vencê-lo. Portanto, não perca oportunidades de mercado, deixando-se levar pelas aparências.

Com certeza, em alguns momentos você deverá agir com CRIATIVIDADE E OUSADIA tal qual agiram os que desceram o paralítico pelo telhado para ter ao Senhor, conforme está escrito em Mc 2: 3,4 “...baixaram o leito em que jazia o doente”.

Outras vezes você terá que INOVAR tal qual inovou o pequeno Zaqueu para superar a multidão (sua concorrência) e ver e ser visto à distância por Jesus Cristo (seu alvo), conforme relatado em Lc 19: 4 “... subiu a um sicômoro a fim de vê-lo ...”. Em outras ocasiões você deverá PERSISTIR, como persistiu Pedro ao obedecer a ordem de Jesus para lançar novamente suas redes nas águas nas quais ele nada havia pescado como nos lembra Lc 5:6 “... apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes”.

Por fim, enfrente e vença a concorrência com a CORAGEM de Débora descrita em Jz 4:9 “... irei contigo ...; pois às mãos de uma mulher o Senhor entregará a Sísera...” e não com o medo de Baraque, segundo escrito em  Jz 4:8 “ ... se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.”

Em resumo, criatividade, ousadia, inovação, persistência e coragem são as suas armas na guerra pelo mercado, nas batalhas contra a concorrência e o Senhor o seu grande LÍDER que o “... instruirá no caminho que deve escolher” (Sl 25:12).

Não se esqueça de que o DIFERENCIAL do empresário cristão em relação à concorrência é a Palavra de Deus e Suas promessas de vitórias e prosperidade. Creia na Palavra e avance em seu mercado, planeje sua atuação, desenvolva suas estratégias e execute seus planos sob a proteção do Senhor.


(*) - Mestre em Administração, empresário, consultor, docente, palestrante, articulista, cristão

SP/20/07/2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário