quarta-feira, 16 de maio de 2018

A PALAVRA DE DEUS E AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS DE SUCESSO - CAP 3


A PALAVRA DE DEUS E AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS DE SUCESSO

Sérgio Lopes (*)

Capítulo 3 - A Execução do Planejamento: Passando das intenções para as ações

Escrevemos no capítulo sobre o Planejamento que “Planejar é uma demonstração de Fé, executar o planejado é o exercício da Fé”.

É agora, neste momento, na passagem das intenções (planos) para as ações (obras) que sua Fé será provada. Não se esqueça de que “... a Fé sem obras é morta”. (Tg 2:26).

Vamos conhecer, à luz da Palavra de Deus, as cinco colunas, que, a nosso ver, sustentam a execução do planejamento com sucesso e contribuem para o atingimento das vitórias tão desejadas.

Primeira coluna: Preparação

A execução exige preparação. Você deverá se preparar para conduzir seu negócio como Noé se preparou para o dilúvio, agindo “... consoante a tudo que Deus lhe ordenara.” (Gn 6:22), tal qual José governou o Egito e se preveniu para os sete anos de seca e fome, estocando grãos nos tempos de fartura segundo Gn 41:49,  “...ajuntou José muitíssimo cereal, como a areia do mar...”. Ambos foram obedientes ao Senhor e agiram com sabedoria, prudência e objetividade.

Prepare-se para colocar os Planos em ação, para executa-los com perfeição e colher os frutos da excelência. Coloque-se a serviço do Senhor, dê prioridade às coisas de Deus, peça sempre a Deus a inspiração necessária para tomar as melhores decisões que possam conduzir seu negócio no rumo planejado, em direção aos Objetivos almejados, pois, segundo está escrito em Rm 8:28 “ ... todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,...”.

A execução dos Planos elaborados para a sua empresa é semelhante à edificação de uma casa e segundo o que está escrito em Salmos 127:1, “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão...”. Isto é execução.

Segunda coluna: Persistência

A execução exige persistência. Muitas vezes será necessário que você persista além da conta, muito mais do que você possa imaginar, para que os objetivos planejados sejam atingidos. Persista como Jacó persistiu no seu objetivo de casar com a mulher amada, conforme nos ensina a Palavra em Gn 29:20 “... por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos...” e depois “...mais sete anos que ainda me servirás ...”, conforme está escrito em Gn 29:27. Ele não perdeu o foco, enfrentou todos os desafios, não descansou enquanto não atingiu o seu intento. Isto é execução.

Terceira coluna: Fé

Atingir objetivos tem o seu preço. Sabemos todos, que nada é de graça, menos ainda, o atingimento dos objetivos planejados. Portanto a execução será também o momento de combater o bom combate, assim como combateu Paulo “Combati o bom combate,...” (2 Tm 4:7). Será o momento de pagar o preço, assim como pagou Paulo, sofrendo na carne por pregar a Palavra de Deus. E, no seu caso, que preço é este? É preço da retidão, da firmeza de propósitos, da transparência nos atos e da Fé de que os Planos concebidos já foram realizados e os objetivos já alcançados; pois, “... a Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hb 11:1). Isto é execução.

Quarta coluna: Controle da ansiedade

Nem sempre a execução de nossos planos ocorre na velocidade que planejamos e desejamos e por causa disto vivemos aflitos e ansiosos. Isto é até normal, sob os olhos humanos; mas, não é normal aos olhos de Deus. Lembre-se do Jesus nos ensinou sobre a ansiedade (Mt 25: 1) “... não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber...” e, posteriormente, reafirmado por Paulo em sua Epístola aos Filipenses “Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus...” (Fp 4:6). Faça a sua parte. Execute as ações planejadas, mantenha o foco, mantenha a humildade, agradeça ao Senhor, reconheça que ele é o dono de tudo e “Entregue teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará” (Sl 37:5).

Quinta coluna: Fidelidade
.
Seja Fiel sempre. Demonstre fidelidade ao seu cliente, ao seu fornecedor, ao seu sócio, aos seus colaboradores, e, principalmente e acima de tudo, a Deus. A fidelidade aos homens você poderá demonstrar cumprindo os compromissos assumidos, honrando os contratos assinados, respeitando o sigilo comercial, remunerando justa e dignamente a sua força de trabalho, enfim, agindo como um verdadeiro empresário cristão e a fidelidade a Deus você poderá exercitar sendo Fiel aos Seus ensinamentos, praticando ofertas e dízimos conforme determina Sua Palavra, “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa e provai-me nisto... se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar... benção sem medida”. (Ml 3:10).

Em síntese, se você quiser uma execução vitoriosa dos planos elaborados para a sua empresa, não se esqueça das cinco colunas de sustentação: a preparação, a persistência, a Fé, o controle da ansiedade e a fidelidade a Deus.

Nos próximos capítulos discorreremos, à luz da Palavra de Deus, sobre como aplicar com sucesso os diversos instrumentos e modelos de gestão empresarial e de pessoas no processo de execução de seus planos para alcançar a vitória plena, justa e digna de um Empresário Cristão, que coloca Deus no CONTROLE de sua empresa.

(*) - Mestre em Administração, empresário, consultor, docente, palestrante, articulista, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário